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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OS CARROS DE PRAÇA

REMEMORAMOS OS ANOS 40, 50 E 60, QUANDO AINDA SE CHAMAVA TÁXI DE “CARRO DE PRAÇA”. E OS MODELOS ERAM OS MAIS CLÁSSICOS E MAIS CHARMOSOS. ISSO NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO MUNDO. EM ITAJAÍ COMO NA MAIORIA DAS CIDADES BRASILEIRAS QUE TINHAM “PONTOS DE TÁXI” OU PONTOS DE “CARROS DE PRAÇA”. A MAIORIA DOS CARROS ERA IMPORTADA E PREDOMINAVAM OS FORD 1946 E 1951, CHEVROLET, DODGE, STUDEBAKER COMMANDER, MERCURYS, ENTRE OUTROS, TODOS PRATICAMENTE NA COR PRETA.


AH! E SEM OS CONHECIDÍSSIMOS TAXÍMETROS. O PREÇO ERA A COMBINAR. 0 MOTORISTA ERA CHAMADO DE “CHAUFFEUR”.
FUI CRIADO NA RUA BLUMENAU, ONDE HAVIAM VÁRIAS OFICINAS MECÂNICAS E UMA DELAS ERA DO MEU PAI.. OS MECÂNICOS ERAM CAPRICHOSOS ENTREGAVAM OS CARROS LIMPOS E POLIDOS, NÃO PRECISAVA PEDIR, EXIBIAM COM ORGULHO O CARRO PRONTO E A LIMPEZA QUE FAZIAM.
IMAGINEM A ASSISTÊNCIA TÉCNICA DESSES BEZOURÕES CASCA-GROSSA, NOS INTERIORES DO PAÍS, PEÇAS DE REPOSIÇÃO ERAM RARAS, TINHAM QUE SER BUSCADAS EM OUTRAS CIDADES OU FABRICADAS NAS PRÓPRIAS OFICINAS, NAS FUNDIÇÕES, NOS TORNOS, NAS FRESAS, NAS LIMAS, TUDO MANUALMENTE.
AS RETÍFICAS DOS MOTORES ERA UMA OPERAÇÃO COMPLICADA, OS SERVIÇOS DE LANTERNAGEM OU PINTURA ERA UMA DEMORA POIS DEPENDIAM DO CLIMA.
OUTRO DETALHE: VÁRIOS MOTORISTAS DE CARRO DE PRAÇA ERAM NOSSOS CLIENTES, GENTE GOSTOSA DE PAPEAR E CHEIOS DE HISTÓRIAS, FALAVAM DO CAPRICHO AO DIRIGIR.
- PROFISSIONAL NÃO ARRANCA NEM FREIA COM FORÇA.
- TUDO PELO CONFORTO DO PASSAGEIRO, DIZIAM.
E OLHA QUE ERAM CAIXAS SECAS, TINHA QUE DAR TEMPO NO MOTOR PARA NÃO ARRANHAR AS MARCHAS.
PARABÉNS AOS CORAJOSOS, INTRÉPIDOS, AVENTUREIROS, ETC...MOTORISTAS DE PRAÇA.

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