PÁGINAS

sábado, 25 de agosto de 2012

ITAJAÍ E A MARINHA.

A PROXIMIDADE DO RIO E DO MAR FIZERAM QUE ITAJAÍ TENHA UM RELACIONAMENTO MUITO ESTREITO COM A MARINHA.

CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA SEDE DA CAPITANIA DOS PORTOS DE ITAJAÍ.
O Prédio construido ainda existe e se localiza na esquina da Rua Lauro Müller com a Rua Almirante Tamandaré. Autoridades e convidados no terreno onde se iniciava a construção.

O DIA DO MARINHEIRO - COMEMORADO DIA 13 DE DEZEMBRO.
ERA REALIZADA UMA PARTIDA DE  DE FUTEBOL ENTRE AS EQUIPES DO CLUBE NÁUTICO MARCÍLIO DIAS E O CLUBE NÁUTICO ALMIRANTE BARROSO EM HOMENAGEM A MARINHA.
Na foto a antiga entrada do estádio Dr. Hercílio Luz pela Rua 7 de Setembro.
O presidente do Marcílio Dias na época o Sr. Achiles Gonçalves sauda a Marinha representada pelo Capitão dos Portos. A esquerda os jogadores do Barroso e a direita os jogadores do Marcílio uniformizados prontos para o jogo. Ao centro o Prefeito Municipal da época Dadinho Canziani e a Primeira Dama. Na foto ainda ao lado do Capitão dos Portos o Sr. Fancisco Julio Wippel presidente da Liga Itajaiense de Desportos. Ao lado do Reporter o Sr José Luiz Colares e ao lado do prefeito o Sr Odemar Müller (Milinha) presidente o Barroso.


UMA ALUNA DA ESCOLA BASICA FRANCISCO DE PAULA SEARA  REPRESENTANDO OS ESCOLARES DE ITAJAÍ, SAUDA A MARINHA NO  DIA DO MARINHEIRO

Foto na antiga sede (demolida) da Capitania dos Portos de Itajaí, na Rua Coronel Eugênio Müller. Além dos escolares, atras da aluna que declama. podemos ver o  radialista, vereador e presidente da Câmara de Itajaí o Sr Dalmo Feminela.

CASAS ANTIGAS DE ITAJAÍ - I

MUITAS JÁ NÃO EXISTEM MAIS ... SÓ NA NOSSA LEMBRANÇA.

CASA ALFREDO DAY - Rua Uruguai

CASA FAMILIA VIEIRA - Rua Lauro Müller

CASA ALBERTO WERNER - Itamirim

CASA BONIFÁCIO SCHMIDT

CASA DA SENHORA EMILIA PEREIRA, MÃE DE JOÃO AMARAL PEREIRA e estava edificada na Av.Joca Brandão, esquina co a Rua Lauro Muller.
 

TÚNEL DO TEMPO II

 LEMBRA DESSES OBJETOS ...

O ESCOVÃO ... OS ASSOALHOS

AS ENCERADEIRAS QUE SUBSTITUIRAM OS ESCOVÕES.

O FERRO A CARVÃO ... AS ROUPAS ENGOMADAS

O FERRO ELÉTRICO ... SUBSTITUTO DO A CARVÃO
ISSO ERA BOM NO INVERNO

MAS ISSO ERA DESAGRADÁVEL ...

CAFÉ DEMOCRÁTICO

O CAFÉ DEMOCRÁTICO, NA ESQUINA DA RUA HERCÍLIO LUZ COM A LAURO MÜLLER, FOI NO VINTÊNIO 50/60 O LOCAL DE ENCONTRO DE POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS, E A  IMPRENSA  DE ITAJAÍ.

NA FOTO DE UM DOMINGO APÓS A MISSA NA VELHA IGREJA MATRIZ

FORAM SEUS PROPRIETÁRIOS O CASAL BRAULIO WERNER E IZAULINA MAES WERNER QUE MORAVAM NO ANDAR SUPERIOR DO EDIFÍCIO.

BRAULIO WERNER E IZAULINA MAES WERNER

OS PROPRIETÁRIOS ATENDIAM PESSOALMENTE OS SEUS FREGUESES AUXILIADOS PELA SUA EQUIPE DE GARÇONS.

 NA FOTO, A DIREITA DE COSTAS O SR. ANTÔNIO WOLLINGER PROPRIETÁRIO DA LOJA "A FAVORITA", AO CENTRO O RADIALISTA DAGOBERTO ALVES NOGUEIRA DIRETOR DA RADIO DIFUSORA DE ITAJAÍ E O JORNALISTA TOLENTINO.

NA FOTO, A DIREITA DE COSTAS O SR. ANTÔNIO WOLLINGER PROPRIETÁRIO DA LOJA "A FAVORITA", E O JORNALISTA TOLENTINO EM UM CAFEZINHO E UMA CONVERSA COM O PROPRIETÁRIO BRAULIO WERNER.


O CAFÉ ERA "MOIDO NA HORA", E SEMPRE QUENTE ERA SERVIDO DE MESA EM MESA PELO GARÇON (Lúcio foi o mais famoso pela sua simpatia e maneira de servir) QUE LEVAVA NAS MÃOS DOIS BULES,UM COM CAFÉ E OUTRO COM LEITE.
BULE DE CAFETERIA, COM CABO LATERAL E BICO COMPRIDO PARA SERVIR O CAFÉ E O LEITE AOS CLIENTES.


AÇUCAREIRO ERA DISTRIBUIDO UM EM CADA MESA, ALGUNS TINHAM UM PÉ DE BORRACHA PARA NÃO ATRITAR COM O MÁRMORE DAS MESAS.

AS XÍCARAS APÓS SEREM LAVADAS ERAM COLOCADAS EM UM RECIPIENTE COM ÁGUA QUENTE PARA ESTERILIZAR E MANTER O CAFÉ QUENTE. ALÉM DO CAFÉ SERVIA DOCES, REFRIGERANTES, PRODUTOS DE BOMBONIÈRE E CHARUTARIA.

FOTOS ANTIGAS DE CABEÇUDAS III

MAIS FOTOS DA NOSSA PEQUENA MAS BELA SALA DE VISITAS ...

ANOS 30

MAIS ANOS 30

ANOS 40



ANOS 50
ANOS 60

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TÚNEL DO TEMPO I

MEXENDO COM A NOSSA SAUDADE ....

O JIPINHO DE LATA

O AQUAPLAY


RADINHO PORTÁTIL


A RADIOLA OU ELETROLA E A GATINHA APAIXONADA...


A VESPA DO PLAYBOY ... QUEM TINHA ERA UM "PÃO"...

sábado, 11 de agosto de 2012

FOTOS ANTIGAS DE CABEÇUDAS II

MAIS FOTOS DA NOSSA SALA DE VISITAS ...
PRAIA DO MORCEGO


ANOS 50


ANOS 60


ANOS 60

PREDIOS HISTÓRICOS DE ITAJAÍ II

MAIS ALGUNS PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ITAJAÍ ...

CASA ALBERTO WERNER ...DEMOLIDA


HOTEL LIPMANN - DEMOLIDO


CASA JOÃO BAUER - DEMOLIDA


CONFEITARIA MODELO - Esquina da Hercílio Luz com a Lauro Müller.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

HOSPITAL SANTA BEATRIZ

NA ESTRADA QUE DÁ ACESSO A CABEÇUDAS, NO ALTO DO MORRO, TENDO NA SUA FRENTE UMA DAS  MAIS BELAS PAISAGENS DE ITAJAÍ, FOI O LOCAL ESCOLHIDO, -  “O MELHOR E MAIS BELO NÃO HAVERIA”, NO DIZER DO DR. MENESCAL DO MONTE - PARA A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL  SANTA BEATRIZ, NOME QUE HOMENAGEAVA A ESPOSA DO ENTÃO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA, FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA.

A PEDRA FUNDAMENTAL FOI LANÇADA EM 1886, ASSUMIU A FUNÇÃO DE "MESTRE DE OBRAS" O ARQUITETO GUILHEME MÜLLER E INTEGRAVAM A COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO NICOLAU MALBURG (PAI), GUILHERME ASSEBURG E LUÍS FORTUNATO MENDES.
 
CONSTRUÍDO COM O PRODUTO DO IMPOSTO DE 100 RÉIS POR DÚZIA DE MADEIRA EXPORTADA, O HOSPITAL TEVE SUAS OBRAS CONCLUÍDAS GRAÇAS AO ESFORÇO DO ENTÃO VEREADOR NICOLAU MALBURG, SENDO OFICIALMENTE INAUGURADO NO DIA 3 DE JANEIRO DE 1887.

AS IRMÃS DE CARIDADE QUE ADMINISTRAVAM O HOSPITAL TAMBÉM CUIDAVAM DA GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES, OBRA QUE SE DEVEU À SRA. ELIZABETH MALBURG, E QUE PASSOU A SER LOCAL AONDE SE FAZIAM ROMARIAS EM DATAS ESPECIAIS CELEBRADAS PELA IGREJA!

EM 1962, O HOSPITAL DE SANTA BEATRIZ PASSOU A FUNCIONAR COMO SANATÓRIO TISIOLÓGICO. E, TAMBÉM ASSIM, INESTIMÁVEIS SERVIÇOS PRESTOU AOS PACIENTES QUE ALI SE INTERNAVAM. FOI DESATIVADO, QUANDO A TUBERCULOSE, NÃO SÓ EM ITAJAÍ, MAS NO BRASIL, PASSOU A SER TRATADA AMBULATORIAMENTE.

SCHUETEZEN VEREIN ITAJAHY

O CLUBE DE ATIRADORES DE ITAJAÍ, FOI FUNDADO EM 28 DE ABRIL DE 1895, POR UM GRUPO DE CIDADÕES DE ORIGEM GERMÂNICA RADICADOS EM ITAJAÍ, E PERTENCENTES A MUITAS DAS MAIS ILUSTRES E TRADICIONAIS FAMÍLIAS LOCAIS. FORAM SÓCIOS FUNDADORES: PEDRO BAUER, GUILHERME MULLER, GABRIEL HEIL, JULIO GERN, MATHIAS BAUER, ALFREDO EICKE, JULIO WILLERDING, OTTO MOLDENHAUER, JULIO GALLE, EMÍLIO PALUMBO, JOAQUIM ESPÍNDOLA E JOÃO RODRIGUES PEREIRA.

O ANTIGO PRÉDIO FOI SUBSTITUÍDO POR OUTRO DE ALVENARIA. ASSIM, DO VELHO SCHUETEZEN VEREIN ITAJAHY RESTAM APENAS A TRADIÇÃO ORAL E AS MEMÓRIAS DEIXADAS POR JUVENTINO LINHARES.

NA ELEIÇÃO DE 06 DE JANEIRO DE 1899 FORAM ELEITOS: PRESIDENTE: PAULO BAUER, VICE: JULIO GALLE, TESOUREIRO: OTTO MOLDENHAUER, SECRETÁRIO: EMÍLIO PALUMBO, PROCURADOR: ÂNGELO CORREA.   
EM 1901 FOI REELEITO PRESIDENTE O SR. PEDRO BAUER, FAZENDO PARTE DA DIRETORIA AINDA OS SRS. OTTO MOLDENHAUER (TESOUREIRO), 2º PROCURADOR O SR. ANGELO RODI, VICE- PRESIDENTE JULIO GALLE, 1º SECRETÁRIO O SR. DORVAL PAULINO DE CAMPOS, 2º SECRETÁRIO JOÃO BAUER JÚNIOR, 1º PROCURADOR O SR. CRISTE FERMINO.

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ERAM A PRÁTICA DO TIRO AO ALVO E BOLÃO, OS BAILES PROGRAMADOS PELA DIRETORIA, E A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. ALGUNS NOMES DE VENCEDORES E PARTICIPANTES DE TORNEIOS DE TIROS: GUILHERME MULLER, OTTO MOLDENHAUER, ERNESTO SCHNEIDER, GERMANO FRIESE, PEDRO BAUER, JULIO GERN, JULIO WILLERDING, GABRIEL HEIL, JOÃO BAUER JUNIOR, JOSÉ DITTRICH, ADRIANO KORMANN, VICTOR OLINGER, CRISTE FERMINO, ENTRE OUTROS.
(NA FOTO AO FUNDO A ANTIGA SEDE)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AEROPORTO DE ITAJAÍ - SC - BRASIL II

Muito antes de Florianópolis, Navegantes, Joinville e Chapecó terem seus aeroportos, Itajaí inaugurava o seu. Foi em setembro de 1952. O Aeroporto de Itajaí recebeu o nome do senador gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho, ministro da Aeronáutica de Getúlio Vargas. 
Foto do dia da Inauguração

Itajaí teve um aeroporto numa época em que o principal meio de transporte era marítimo. A BR-101 não existia e as únicas estradas eram de barro. Uma viagem de Itajaí a Florianópolis poderia levar até 12 horas para ser concluída, isso se o veículo não ficasse atolado no barro.

Foto do pouso inaugural.

Quem pensa que o aeroporto melhorou a vida de quem precisava viajar se engana.
O check-in não existia, as pessoas andavam no meio da pista sem a menor cerimônia e a viagem de um destino para outro tinha muitas escalas. Por exemplo, uma viagem de Itajaí a Porto Alegre tinha três: Florianópolis, Tubarão e Caxias do Sul (RS).

Foto do pessoal aguardando a chegada de um avião.

Naquele tempo cada passageiro, à medida que chegava ao balcão da companhia aérea, recebia uma ficha de plástico azul, com um número gravado. Na hora do embarque, era convocado aos berros pelo despachante de voo, os passageiros caminhavam os poucos metros até o avião e aguardavam ao pé da escada até serem chamados, um a um. Assim, o embarque era efetuado na ordem de chegada ao aeroporto, e quem desejasse sentar na janelinha, que chegasse mais cedo.

Foto das autoridades aguardando a chegada de modelos internacionais.

O Aeroporto de Itajaí ficava no bairro Barra do Rio e funcionou até o final da  década de 1960, com vôos regulares para diversas cidades do país.