NA ESTRADA QUE DÁ ACESSO A CABEÇUDAS, NO ALTO DO MORRO, TENDO NA SUA FRENTE UMA DAS MAIS BELAS PAISAGENS DE ITAJAÍ, FOI O LOCAL ESCOLHIDO, - “O MELHOR E MAIS BELO NÃO HAVERIA”, NO DIZER DO DR. MENESCAL DO MONTE - PARA A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL SANTA BEATRIZ, NOME QUE HOMENAGEAVA A ESPOSA DO ENTÃO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA, FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA.
A PEDRA FUNDAMENTAL FOI LANÇADA EM 1886, ASSUMIU A FUNÇÃO DE "MESTRE DE OBRAS" O ARQUITETO GUILHEME MÜLLER E INTEGRAVAM A COMISSÃO DE CONSTRUÇÃO NICOLAU MALBURG (PAI), GUILHERME ASSEBURG E LUÍS FORTUNATO MENDES.
CONSTRUÍDO COM O PRODUTO DO IMPOSTO DE 100 RÉIS POR DÚZIA DE MADEIRA EXPORTADA, O HOSPITAL TEVE SUAS OBRAS CONCLUÍDAS GRAÇAS AO ESFORÇO DO ENTÃO VEREADOR NICOLAU MALBURG, SENDO OFICIALMENTE INAUGURADO NO DIA 3 DE JANEIRO DE 1887.
AS IRMÃS DE CARIDADE QUE ADMINISTRAVAM O HOSPITAL TAMBÉM CUIDAVAM DA GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES, OBRA QUE SE DEVEU À SRA. ELIZABETH MALBURG, E QUE PASSOU A SER LOCAL AONDE SE FAZIAM ROMARIAS EM DATAS ESPECIAIS CELEBRADAS PELA IGREJA!
EM 1962, O HOSPITAL DE SANTA BEATRIZ PASSOU A FUNCIONAR COMO SANATÓRIO TISIOLÓGICO. E, TAMBÉM ASSIM, INESTIMÁVEIS SERVIÇOS PRESTOU AOS PACIENTES QUE ALI SE INTERNAVAM. FOI DESATIVADO, QUANDO A TUBERCULOSE, NÃO SÓ EM ITAJAÍ, MAS NO BRASIL, PASSOU A SER TRATADA AMBULATORIAMENTE.
Houve uma época que morei nesse lugar com o casal de zeladores quando estava desativado como hospital. O segundo de cima pra baixo , não havia essas arvores e a pintura estava bastante velha. Próximo dali no outro lado da rua havia uma gruta feita de pedras com uma santa. Detalhe, a santa tinha uma das mãos estedida e algum vandalo defecou nessa mão que depois alguem a cortou e em seu lugar pôs uma flor.
ResponderExcluirQual ano você morou ai
ExcluirA ultima foto é dos anos 70, (aparece um passat).
ResponderExcluirAlguém conheceu o Bóia ( joão Rafael Vicente ) ? ele era da rua terrestre no São João e era marinheiro, era meu avó , gostaria de saber mais sobre ele .
ResponderExcluirAinda foi por uns tempos usado para tratamento de drogados antes de ser demolido
ResponderExcluirOlá, você sabe em que ano houve a demolição?? E porquê?
ExcluirEu morei lá entre o ano 1987 à 1991.
ResponderExcluirCom minha mãe e meus irmãos !.
Olá! Essa tal gruta de pedra seria a mesma que ainda existe até hoje ali em baixo?
ResponderExcluirA escadaria do Hospital ainda resiste ao tempo. Está escondia entre as árvores, logo após a gruta. Você consegue ver se prestar bem a atenção no meio do mato do morro.
ResponderExcluironde fica a localização do lugar ? endereço
ResponderExcluirMinha mãe morou em frente e meu pai trabalhou mais de 10anos neste hospital até ser desativado.
ResponderExcluirFrancisco Evaristo canziani frente ao número 515.
ResponderExcluirFiquei feliz por encontrar registros tão antigos dos funcionários do hospital e meu pai entre eles! Parabéns aos organizadores!
ResponderExcluirPerdão, mas as fotos não são do mesmo local.
ResponderExcluirTeve uma época que o Departamento de Saúde da Prefeitura funcionava nesse local, o almoxarifado da farmacia, quem cuidadava era o Sr. Abelardo...eu trabalhava no administrativo.....época boa...
ResponderExcluirOie, queria muito saber de tudo sobrw esse local, e como funcionava, vou deixar meu @ para quem quiser e puder vim me conta mais sobre esse lugar. Obrigado. @arthur_guilherme_1
ResponderExcluirTenho um vídeo de novembro de 1961 que retrata esse lugar e mostra esse hospital, logo após uma enchente do rio. Se alguém se interessar:
ResponderExcluirhttps://drive.google.com/file/d/1syM5tesOtol2TPMFwwCj3v6a3f6GjBED/view?usp=sharing
Olá.
ExcluirNão encontrei o arquivo. Copiei o endereço mas diz que o arquivo está na lixeira do proprietário.
Repostei. Novo Link: https://drive.google.com/file/d/1Jm1wG80sSRdq3TqbM7iGRcpBdjC8r26m/view?usp=sharing
ExcluirEu morei no hospital Santa Beatriz.
ResponderExcluirBrinquei muito dentro e fora do hospital.
Me chamo Cleiton, lembro dos meus amiguinhos que moravam também no hospital e nas casas próximas.
Tinha o Wagner filho de um advogado que morava por ali próximo, tinha Ronaldo, o Heriksom, a dona Selina, dona Eorides, dona Maria, senhor Augusto, Diana,Valéria, lá embaixo morava a dona Salete, morava o Pézão, a Linda, o Sandro, oeenho Lólo, a Xanda.
Me sinto feliz ao recordar da minha infância morando nesse lugar, tempos difíceis, vida simples porém Feliz.
Senhor Lólo pescador.
ResponderExcluirMeu pai trabalhou aí e meu tio ficou internado com tuberculose
ResponderExcluir