Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SACO DA FAZENDA E A AVENIDA BEIRA - RIO.

ALGUMAS FOTOS MOSTRAM A EVOLUÇÃO DA REGIÃO DO SACO DA FAZENDA ...

MAPA MOSTRANDO COMO ERA A DIFÍCIL A NAVEGABILIDADE NA BARRA DO RIO ITAJAÍ-AÇÚ ANTES DA COSNTRUÇÃO DOS MOLHES ..

 FOTO DA REGIÃO NO ANO DE 1930, COM UM BARCO A VAPOR FUNDEADO NA REGIÃO.

 ERA UMA REGIÃO DE DESPEJO DE ESGOTOS E DE LIXO EM 1978.

 HAVIA UM ATERRAMENTO PARA CAMINHÕES DESPEJAREM LIXO, FOI A REGIÃO O PRIMEIRO LIXÃO DE ITAJAÍ.

 INÍCIO DA URBANIZAÇÃO NO GOVERNO DO PREFEITO AMILCAR GAZANIGA NO QUINQUÊNIO 1977/1982.

 ÁREA JÁ URBANIZADA EM 1981.

6 comentários:

  1. Anônimo10/12/12

    Na fig. 03 diz que era uma região de despejo de esgotos e de lixo, em 1978. Atualmente este procedimento ainda continua acontecendo, aproximadamente 12 saídas de esgoto contribuem para a degradação deste local.

    A Fig. 04 diz que havia um aterramento para caminhões despejarem lixão, foi a região o 1° lixão de Itajaí. Esta informação não procede, uma vez que eu mesma nasci e me criei na casa de madeira de dois pavimentos que aparece nas fotos e testemunhei a inexistência do referido "lixão".
    A partir da década de 70 iniciou-se o aterramento deste local para a construção da Avenida Ministro Victor Konder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo26/6/13

      Realmente, quem escreveu isso falou besteira por não conhecer a historia do saco da fazenda. Lá nunca foi lixão nem despejo de esgoto na época citada. O saco da fazenda e o rio que desaguava nele eram de aguas muito limpas.

      Excluir
    2. Anônimo24/11/13

      Verdade, jamais o saco da fazenda serviu como lixão ou para despejo de esgoto até meados da década de 70. Como alguém ja falou o primeiro lixão de Itajaí ficava no bairro da Ressacada, exatamente onde hoje é cheio de mansões. O rio que deságua no saco da fazenda nascia no morro da caixa d'agua pois havia lá uma pequena caixa onde represava água que era distribuida para partes da cidade, não sei quais. O saco da fazenda era um criadouro de camarão, paratí, sirí e demais espécies como um molusco que era chamado de "unha de velho" parecido com um marisco e crescia enterrado na lama do rio e era consumido pelas familias mais pobres. Inclusive eu comí muito. Hoje sim, se pode dizer que é um deposito de lixo e esgoto.

      Excluir
  2. Anônimo26/12/12

    O primeiro lixão de Itajai era na ressacada e não no saco da fazenda, O saco da fazenda até a metade da década de 70 era muito limpo e ia até próximo a rua que hoje tem o semáforo(esqueci o nome)O aterramento foi feito pra acomodar o que tem la hoje. Eu e a galera da época tomavamos banho na ponte do rio Scneider ou ponte do Fritz, ou ponte do cortume.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/4/14

    Realmente eu morei ali proximo a ponte Fritz, mas precisamente na frente da AABB que na epoca estava sendo contruida, ali na beira rio jamais foi lixão, e sim foi usado aterro para hj ser esta avenida maravilhosa que lá temos.

    ResponderExcluir
  4. Eu nasci no Marieta em 1976, tem alguma foto de meados de 02/1976
    Obrigado
    flaviobilik9@gmail.com

    ResponderExcluir