Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

A BARRA E OS MOLHES


A BARRA FOI À PORTA DE ENTRADA PARA GRANDE PARTE DA COLONIZAÇÃO EUROPÉIA EM SANTA CATARINA, EMBORA A PRÓPRIA CIDADE DE ITAJAÍ DATE DO PERÍODO ANTERIOR A IMIGRAÇÃO, FOI NO CONTATO COM AS COLÔNIAS DO VALE DO ITAJAÍ, ESPECIALMENTE A PARTIR DE 1890 QUE A ATIVIDADE PORTUÁRIA COMEÇOU A FLORESCER.


A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO PORTO, NA FOZ DO RIO, AMBIENTE INSTÁVEL EM QUE AS FEIÇÕES NATURAIS DADAS PELO DELICADO EQUILÍBRIO DA DINÂMICA MARÍTIMO-FLUVIAL, COMEÇARAM A INVIABILIZAR AS ATIVIDADES PORTUÁRIAS. (Na foto o navio GROSSHERZOGIN, encalhado na barra +/- 1909.)

AS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE DA BARRA DO RIO ITAJAÍ AÇU FICARAM EXTREMAMENTE CRÍTICA, AO PONTO DE NAVIOS BALDEAREM APENAS OS PASSAGEIROS AINDA COM RISCOS PARA AS EMBARCAÇÕES MENORES, E NÃO PODEREM FAZER A CARGA OU A DESCARGA DAS MERCADORIAS. (Na foto o navio ITAIPAVA, encalhado na barra s/d).

NO ANO DE 1927, LENTAMENTE ERAM INICIADAS AS OBRAS VISANDO À CORREÇÃO DO CANAL DA BARRA.



SUA IMPORTÂNCIA REGIONAL EXIGIU DO GOVERNO FEDERAL OBRAS QUE DESSEM CONTA DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA SUA  LOCALIZAÇÃO. ( Na foto construção dos molhes 1928/1929).

 CONSTRUÇÃO DOS ESPIGÕES NO LADO DE NAVEGANTES. (Foto de 1928/1929).

RETIRADA DE PEDRAS DO MORRO DA ATALAIA PARA A CONSTRUÇÃO DO MOLHE SUL (Foto de 1938).

2 comentários:

  1. Anônimo23/6/13

    Minha mãe e eu ja moramos no farol de Cabeçudas, não me lembro em que época, provavelmente lá por 1958. Minha mãe foi trabalhar como empregada da familia do zelador do farol.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/12/13

    Paulo: onde você conseguiu a referência sobre o nome do morro que abriga o Farol de Cabeçudas? Qual o documento ou mapa que tem o nome MORRO CAVALEIRO DA PONTA? Nunca tinha visto falar desse nome, daí a minha curiosidade. Obrigado amigão! MAGRU FLORIANO

    ResponderExcluir