Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AEROPORTO DE ITAJAÍ - SC - BRASIL II

Muito antes de Florianópolis, Navegantes, Joinville e Chapecó terem seus aeroportos, Itajaí inaugurava o seu. Foi em setembro de 1952. O Aeroporto de Itajaí recebeu o nome do senador gaúcho Joaquim Pedro Salgado Filho, ministro da Aeronáutica de Getúlio Vargas. 
Foto do dia da Inauguração

Itajaí teve um aeroporto numa época em que o principal meio de transporte era marítimo. A BR-101 não existia e as únicas estradas eram de barro. Uma viagem de Itajaí a Florianópolis poderia levar até 12 horas para ser concluída, isso se o veículo não ficasse atolado no barro.

Foto do pouso inaugural.

Quem pensa que o aeroporto melhorou a vida de quem precisava viajar se engana.
O check-in não existia, as pessoas andavam no meio da pista sem a menor cerimônia e a viagem de um destino para outro tinha muitas escalas. Por exemplo, uma viagem de Itajaí a Porto Alegre tinha três: Florianópolis, Tubarão e Caxias do Sul (RS).

Foto do pessoal aguardando a chegada de um avião.

Naquele tempo cada passageiro, à medida que chegava ao balcão da companhia aérea, recebia uma ficha de plástico azul, com um número gravado. Na hora do embarque, era convocado aos berros pelo despachante de voo, os passageiros caminhavam os poucos metros até o avião e aguardavam ao pé da escada até serem chamados, um a um. Assim, o embarque era efetuado na ordem de chegada ao aeroporto, e quem desejasse sentar na janelinha, que chegasse mais cedo.

Foto das autoridades aguardando a chegada de modelos internacionais.

O Aeroporto de Itajaí ficava no bairro Barra do Rio e funcionou até o final da  década de 1960, com vôos regulares para diversas cidades do país.

2 comentários:

  1. Anônimo26/8/13

    E não foi só a Greta Garbo que acabou em Irajá...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/8/13

    Bom amigo Paulo Rogerio

    Só não entendi uma coisa: Se em Florianópolis não havia aeroporto, como que o vôo de Itajaí a Porto Alegre fazia escala na capital catarinense?

    ResponderExcluir