Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2011

A TELEVISÃO EM ITAJAÍ

Uma tarde ao voltar do Colégio Salesiano, no final do ano 1963, deparei-me com um aglomerado de pessoas na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Hercílio Luz, na loja da Pimpa Representações Ltda. Todos olhavam para a vitrine da loja. Era um aparelho de televisão, com umas imagens muito difusas, pouco dava para ver, mas a foi primeira vez que vi uma imagem de TV. 

APARELHO DE TV COLORADO RQ

Daí para frente, algumas pessoas se aventuraram a comprar um aparelho, e para instalá-los era necessária uma antena de 12 a 18 metros de altura, feita de barras de cano, quando “pegava” as imagens eram pouco nítidas, pois vinham direto de Curitiba.

SIMBOLO DA TV TUPI, QUE APARECIA NO INÍCIO DAS TRANSMISSÕES, ERA O MESMO DA TV PARANÁ O CURUMIM.

No final de 1965, com a montagem de uma repetidora em um morro de Armação do Itapocorói, pelo senhor Nereu Schiefler, começaram a chegar a nossa cidade as imagens da TV Paraná, Canal 6 de Curitiba, canal de televisão mais próximo de Itajaí. Naquele tempo a televisão “pegava” pelo processo de repetidoras, não tinham os satélites como hoje,

NOVELA - OS IRMÃO CORAGEM

No início, como os aparelhos eram caros, muitas pessoas iam assistir televisão na casa dos vizinhos, os “televizinhos”, a casa ficava cheia, os adultos nos sofás e cadeiras e a gurizada espalhada pelo chão.

DESENHO ANIMADO - BRUCUTU
A chegada da televisão foi um acontecimento na vida  das pessoas, que mudaram seus hábitos, pois passaram a dedicar parte do seu tempo para ver os programas de televisão que começavam às 16 horas e terminava entre meia noite e uma hora da manhã, quando o “canal fechava”.


O TÚNEL DO TEMPO

A Novela da época era “O Direito de Nascer”, além dos programas produzidos pela TV Tupi do Rio de Janeiro que eram transmitidos pela TV Paraná, como, O Fino da Bossa, Chico Anysio Show, Corte Real Show, os seriados Bonanza, Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço, O homem de Virginia, além de Rio Hit Parade aos sábados, e aos domingos Jovem Guarda com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia.

PROGRAMA JOVEM GUARDA

A PIOR HORA PARA A GURIZADA ERA O COMERCIAL DOS COBERTORES PARAIBA...

2 comentários:

  1. Cara, como eu gostava de assistir esses programas!!!!!
    O túnel do tempo...
    Kung Fu mesmo eu endoidava quando perdia.
    Já éramos viciados e não sabíamos.
    Só podemos comprar uma televisão de verdade em 1982 pra assistir a copa do mundo quando eu tinha 18 anos.
    Morávamos na rua Hermínio Machado.
    "Nos CORDERO" atrás da ATLANTIQUI. hihihi.
    Eta tempinho Bão sô.
    Eu e meu irmão atravessamos o rio itajaí pra pegar um bambu bem grade e alto pra colocar a antena.
    E eu fui até a praia da atalaia pra pegar um cabo de aço da rede de vôlei pra segurar o bambu.
    Pro vento na derrubar.
    Nunca esqueço disso.
    Pucha vida, como foi boa a nossa infância.
    Saudade eterna.
    Acho que todo mundo sente saudade da infância, né?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/4/16

    Eu fazia parte do time que ia assistir na casa ou em cima do muro da casa dos outros. É bem isso que foi comentado acima !

    ResponderExcluir