Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O REMO EM ITAJAÍ

O primeiro esporte que ganhou a simpatia da sociedade itajaiense foi o remo. O primeiro clube de remo de Itajaí foi o Clube Náutico Marcilio Dias, fundado em 17 de março de 1919. O clube comprou duas ioles, batizadas de Yara e Yarê, porém na escolha das madrinhas houve uma divergência entre os diretores, sendo que o grupo dissidente fundou em 11 de maio de 1920, outro clube de remo, o Clube Náutico Almirante Barroso, maior adversário da história do Marcílio Dias.
IOLE DO MARCÍLIO

Em 27 de julho de 1920, pede filiação a Federação Catarinense de Remo, o Clube Náutico Cruz e Souza, equipe também de Itajaí, formada somente de negros, cuja curiosidade é que toda a diretoria era constituída de mulheres, menos o cargo de orador, pois por costume da época tinha que ser um homem.


O Marcilio Dias tem entre suas vitórias, a conquista da Taça Centenário de Itajaí, numa renhida competição quando das comemorações do centenário de fundação da cidade em 12 de outubro de 1920, com a guarnição constituída de Orlando Guedes, Roberto Reiser, Ernesto Kuhn, João Willert, e Curt Berhardt.

PÚBLICO ASSISTINDO A UMA COMPETIÇÃO
Outros feitos memoráveis juntar-se àquele primeiro, a conquista de um campeonato estadual de remo, e o arrojado raid Itajaí-Florianópolis, realizado em 27 de setembro de 1922, na iole Yara, tripulada pelos remadores João Tabalipa, João Willert, Pedro dos Santos e José Corbeta, tendo como patrão Gaspar da Costa Moraes.

REGATA EM HOMENAGEM A MARCOS KONDER
1° lugar: C.N.America (Blumenau); 2° lugar C.N.Almirante Barroso; 3° lugar C.N.Marcílio Dias

O Barroso logo firmou-se no cenário da canoagem em santa Catarina, sagrando-se campeão catarinense de 1920, 1921, 1927 e 1928.

Mas tudo acabou....

2 comentários:

  1. Poxa pq acabou?
    Vi que na cidade o remo tem força, nas escolas do município é práticado o esporte. Espero que um dia volte com forca! Muito legal a história.

    ResponderExcluir