Há meio século, no dia 17 de junho de 1962, a geração de ouro do Brasil conquistava a Copa do Mundo pela segunda vez seguida — algo que nenhuma outra seleção conseguiu depois — ,em uma vitória retumbante sobre a Tchecoslováquia de Masopust, por 3 a 1, com gols de Vavá, Amarildo e Zito.
Capitão Mauro levantando a Jules Rimet
Uma das gerações mais brilhantes da história do futebol brasileiro comemora neste 17 de junho de 2012 os 50 anos do título da Copa do Mundo de 1962 — graças ao talento de um grupo considerado, por muitos, o melhor de todos os tempos.
Delegação Brasileira: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zito, Zózimo, Nílton Santos, Garrincha, Didi, Coutinho, Pelé, Pepe, Jair Marinho, Bellini, Jurandir, Altair, Zequinha, Mengálvio, Jair da Costa, Vavá, Amarildo, Zagallo, Castilho, Técnico - Aymoré Moreira.
Sob o comando do técnico Aymoré Moreira, a base daquele Brasil era formada por craques do Santos de Pelé e do Botafogo de Garrincha — destaque na competição. Eram os dois principais times do país naquele momento. Não à toa, foram os finalistas da Taça Brasil daquele ano.
Da esquerda para a direita. Em pé: Djalma Santos, Zito, Gilmar, Zózimo, Nilton Santos e Mauro; Agachados: Garrincha, Didi, Vava, Amarildo, Zagallo.