APÓS A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CAPELA OS MORADORES DO BANHADO DO JACARÉ, DECIDIRAM ORGANIZAR UMA FESTA JUNINA PARA ANGARIAR RECURSOS PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DA IGREJA E DA COMUNIDADE. DECIDIRAM HOMENAGEAR SÃO JOÃO BATISTA COM UMA FOGUEIRA QUE FOI ACESA NO DIA 24 DE JUNHO. A PARTIR DAÍ, A CAPELA FICOU CONHECIDA COMO A CAPELA DA FESTA DE SÃO JOÃO.
Na foto Os fundadores do Bairro
EM 1968, NA PEQUENA CAPELA DE MADEIRA FOI INSTALADA A PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA, TENDO SIDO SEU PRIMEIRO VIGÁRIO O PADRE AGOSTINHO STHAELIN.
Na foto Pe. Agostino Sthaelin e lideres comunitários do Circulo Operário.
NA DÉCADA DE 1970, O BAIRRO SÃO JOÃO EXPERIMENTOU UM SURPREENDENTE DESENVOLVIMENTO URBANO. AS RUAS COMEÇARAM A SER PAVIMENTADAS, NOVOS MORADORES FORAM SE INSTALANDO E FOI CONSTRUÍDA A CONHECIDA “PRAÇA DA ALEGRIA”, DENOMINAÇÃO TIRADA DE UM POPULAR PROGRAMA HUMORÍSTICO DE TELEVISÃO DA ÉPOCA.
Praça da Alegria
INICIATIVAS COMUNITÁRIAS COMO A FESTA DE SÃO JOÃO, A BANDA ESCOLAR DO COLÉGIO HENRIQUE DA SILVA FONTES , O CÍRCULO OPERÁRIO DAVAM AO BAIRRO UM INVEJÁVEL ESPÍRITO DE COMUNIDADE, UM ELOGIÁVEL EXEMPLO DE BOAS REALIZAÇÕES E UM EXCELENTE CONCEITO NA CIDADE.
Banda do Colégio Henrique da Silva Fontes
NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980, UMA INICIATIVA DE MELHORIA URBANA, A ABERTURA DA RUA INDAIAL ATÉ O CORAÇÃO DO BAIRRO SÃO JOÃO, MARCOU O PONTO MÁXIMO DA SUA EXPANSÃO URBANÍSTICA E FAVORECEU A MAIOR INTEGRAÇÃO COM OS DEMAIS BAIRROS DE ITAJAÍ. MAS FOI TAMBÉM O INÍCIO DE UM TEMPO DE MENOS DESENVOLVIMENTO E DE QUEDA NA VIDA COMUNITÁRIA DO BAIRRO.
Abertura da Rua Indaial
Nenhum comentário:
Postar um comentário