ACIDENTE DE NAVEGAÇÃO OCORRIDO COM O NAVIO
INGLÊS “REVESBYDYKE”, NA BARRA DE ACESSO AO PORTO DE ITAJAÍ, ESTADO DE SANTA
CATARINA, EM 2 DE SETEMBRO DE 1965.
IMPERÍCIA NO CARREGAMENTO E IMPRUDÊNCIA AO
DESATRACAR, RESULTANDO NO AFUNDAMENTO DO NAVIO, CARREGADO DE MADEIRA.
AO PENDER O NAVIO, FORA ACIONADO O TELÉGRAFO
DE MÁQUINA, SEM OBTER RESPOSTA. NESSA HORA, O IMEDIATO E O SEGUNDO OFICIAL
SOLTARAM AS PEIAS DA CARGA DE CONVÉS, DA QUAL PARTE CAIU NO MAR, ENDIREITANDO
BASTANTE O NAVIO.
SEGUNDO AS DECLARAÇÕES DO PRÁTICO, NO INQUÉRITO, TENDO O NAVIO LARGADO
DO CAIS DO PORTO DE ITAJAÍ ÀS 6 HORAS E 45 MINUTOS DAQUELE DIA, COMEÇOU A
ADERNAR ÀS 7 HORAS E 20 MINUTOS, VINDO A ENCALHAR NO BANCO NA MARGEM NORTE DO
CANAL.
DEPOIS QUE A POPA AFUNDOU, A PROA ERGUEU-SE E
O NAVIO GIROU, FICANDO COM A PROA PARA O MAR E, NA CONTINUAÇÃO DOS BALANÇOS,
ACABOU PENDENDO PARA BORESTE.
A SUCATA APÓS SALVATAGEM .... MUITO TEMPO DEPOIS.
Lembro bem deste acidente , O navio adernou e teve as maquinas paradas pois uma vigia na casa de maquinas fora esquecida aberta .( o navio estava sobrecarregado) . O navio ficou adernado bem no meio da boca da barra . Poderia ter sido salvo mas a tarde quando chegou o rebocador da marinha ( me parece o TRIUNFO - R25) o mesmo não pode logo pegar os cabos para rebocar o navio pois faltavam "carimbos" da empresa de seguros (Burocracia) . Só no dia seguinte o mesmo começou e puxar o navio mas já era tarde , ele ficou batendo nas rochas do molhe norte e fez vários furos no casco . Eu estava lá no molhe Sul e por pouco o próprio Rebocador não bateu no molhe Sul pois estavam prestando atenção no Navio e esqueceram da navegação . Derrepente foi um tal de soar alarmes e fechas escotilhas pois por pouco quase não tinhamos duplo problema e o mesmo conseguiu se safar .
ResponderExcluirSou itajaiense e vou embora daqui, queria muito ouvir a historia de alguem que esteve no local e viu ao vivo, me interesso muito pelas historias do nosso municipio
ExcluirBom de como ele afundou eu nem tinha nascido ainda, mas posso afirmar que depois de 30 anos o primeiro a achar e mergulhar no local fui eu , para ver como estava a carga do mesmo, adentrei ao porao em plena escuridao e retirei um pranchao de pinho, foi uma aventura inesquecivel, a madeira foi vendida montamos uma balsa e foi tirada mais ou menos 600duzias de madeiras pois a carga era de casa pre fabicadas tinha assoalho caibros mata juntas sarrafos de telhas tabuas de varias medidas mas a retirada fracassou devido ao pessoal que foi contratado posteriormente, naquele tempo todo so peguei um dia de agua limpa onde pude analisar toda a carga.
Excluir1ºSgt BM Bagattoli
Mergulhador
Eu também estava lá e depois vi ele afundar em frente a praia de cabeçudas !
ResponderExcluirmeu avo ajudou a carregar este navio, apos o naufragio, ele construiu uma parte da sua casa com a madeira deste navio
ResponderExcluirDurante muitos anos da praia de cabecudas dava pra ver parte do mastro que ficava pra fora da agua
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