OS PRIMEIROS HABITANTES ( OS BUGRES COMO ERAM CHAMADOS)
SUAS ARMAS USADAS NA CAÇA E NA PESCA
OS PRIMEIROS HOMENS BRANCOS QUE AQUI VISITARAM A REGIÃO FORAM OS "FAISCADORES" DE OURO, ATRAIDOS POR HISTÓRIAS FANTÁSTICAS DAS RIQUEZAS QUE POR AQUI ENCONTRARIAM ...
JOÃO DIAS ARZÃO, O PRIMEIRO MORADOR DAS MARGENS DO RIO ITAJAÍ AÇÚ, EM 1658 REQUEREU UMA SESMARIA PARA DEDICAR-SE À EXPLORAÇÃO DO OURO.
QUEM PRIMEIRO SE INTERESSOU PELO ESTABELECIMENTO DE UMA COLÕNIA NA REGIÃO FOI O DIPLOMATA ANTÔNIO DE MENEZES VASCONCELOS DRUMMOND.
VASCONCELOS DRUMMOND EM 05 DE FEVEREIRO DE 1820, RECEBEU LICENÇA PARA ESTABELECER UMA COLONIA NAS MARGENS DO ITAJAÍ-MIRIM (REGIÃO HOJE DA ITAIPAVA), MAS TENDO QUE VOLTAR PARA O RIO DE JANEIRO O PROJETO NÃO PROSPEROU. A COLONIA RECEBERIA O NOME DE "SÃO TOMÁZ DA VILA NOVA".
OUTRO PIONEIRO FOI O COMERCIANTE AGOSTINHO ALVES RAMOS, MORADOR DO DESTERRO QUE COM SUA ESPOSA ANA MARIA RITA, DECIDIU BANDEAR-SE PARA AS MARGENS DO ITAJAÍ - AÇÚ, EM 1823.
OS PRIMEIROS DADOS ESTATÍSTICOS DATAM DO ANO 1838, ANUALMENTE OS VIGÁRIOS DEVERIAM APRESENTAR AO GOVERNO DA PROVÍNCIA AS ESTATÍSTICAS REFERENTES AS FREGUESIAS. É QUE O IMPÉRIO NÃO POSSUIA CARTÓRIOS: HAVIA SÓMENTE O CARTÓRIO ECLESIÁSTICO ONDE SE LANÇAVAM OS BATISMOS, CASAMENTOS E ÓBITOS, E ESSES DOCUMENTOS TINHAM FÉ PÚBLICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário