PÁGINAS

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

RAID RIO DE JANEIRO - PORTO ALEGRE - 1940



Esta foto é de 16 de Novembro de 1940, no exato momento em que o carro 16 saia da rua Hercílio Luz e entrava na rua Lauro Müller, bem no centro de Itajaí. Era o Raid: Rio de Janeiro – Porto Alegre no ano de 1940
Em comemoração ao bicentenário de Porto Alegre, o Automóvel Clube do Brasil, juntamente com o Touring Clube do Brasil, organizou um “Raid” com largada no Rio de Janeiro e chegada em Porto Alegre.
A prova foi dividida em quatro etapas: a primeira do Rio de Janeiro a São Paulo; a segunda de São Paulo a Curitiba, a terceira de Curitiba a Florianópolis; e a quarta e última de Florianópolis a Porto Alegre.
A largada ocorreu no dia 14/11/1940 na frente da Sede do Automóvel Clube do Brasil, na Rua do Passeio no Rio de Janeiro, com a participação de 22 carros de Turismo.
Depois de 27 horas e 57 minutos, chegava a Porto Alegre, em primeiro lugar o piloto catarinense Clemente Rovere, seguido por Ernesto Razolin. Catharino Andreatta que havia liderado a maior parte da prova tinha parado pelo caminho, assim como Chico Landi e Norberto Jung. Participaram da prova três pilotos estrangeiros: os uruguaios Eitel Catoni e Hector Suppici e o espanhol Antônio Perez, sendo que apenas o último foi até o final classificando-se na quinta posição.


ROTA DO RAID

Nenhum comentário:

Postar um comentário