Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

OS CARROS DE MOLA

QUEM TEM MAIS DE SESSENTA LEMBRA BEM DOS CARROS DE MOLAS... ELES CIRCULAVAM SACOLEJANTES, PELAS NOSSAS RUAS NÃO CALÇADAS, OS CAVALINHOS TROTANDO...


NAS RUAS CALÇADAS O BARULHINHO CATACTERÍSTICO DA FERRADURA DO CAVALO COM O GRANITO DO CALÇAMENTO.....


UNS DISCRETOS, SÓBRIOS, OUTROS ENFEITADOS, PARECIAM PREPARADOS PARA O CARNAVAL...
ERAM OS CONCORRENTES DOS “CARROS DE PRAÇA”, COMO SE CHAMAVA OS TAXIS DA ÉPOCA.

O REMO EM ITAJAÍ

O primeiro esporte que ganhou a simpatia da sociedade itajaiense foi o remo. O primeiro clube de remo de Itajaí foi o Clube Náutico Marcilio Dias, fundado em 17 de março de 1919. O clube comprou duas ioles, batizadas de Yara e Yarê, porém na escolha das madrinhas houve uma divergência entre os diretores, sendo que o grupo dissidente fundou em 11 de maio de 1920, outro clube de remo, o Clube Náutico Almirante Barroso, maior adversário da história do Marcílio Dias.
IOLE DO MARCÍLIO

Em 27 de julho de 1920, pede filiação a Federação Catarinense de Remo, o Clube Náutico Cruz e Souza, equipe também de Itajaí, formada somente de negros, cuja curiosidade é que toda a diretoria era constituída de mulheres, menos o cargo de orador, pois por costume da época tinha que ser um homem.


O Marcilio Dias tem entre suas vitórias, a conquista da Taça Centenário de Itajaí, numa renhida competição quando das comemorações do centenário de fundação da cidade em 12 de outubro de 1920, com a guarnição constituída de Orlando Guedes, Roberto Reiser, Ernesto Kuhn, João Willert, e Curt Berhardt.

PÚBLICO ASSISTINDO A UMA COMPETIÇÃO
Outros feitos memoráveis juntar-se àquele primeiro, a conquista de um campeonato estadual de remo, e o arrojado raid Itajaí-Florianópolis, realizado em 27 de setembro de 1922, na iole Yara, tripulada pelos remadores João Tabalipa, João Willert, Pedro dos Santos e José Corbeta, tendo como patrão Gaspar da Costa Moraes.

REGATA EM HOMENAGEM A MARCOS KONDER
1° lugar: C.N.America (Blumenau); 2° lugar C.N.Almirante Barroso; 3° lugar C.N.Marcílio Dias

O Barroso logo firmou-se no cenário da canoagem em santa Catarina, sagrando-se campeão catarinense de 1920, 1921, 1927 e 1928.

Mas tudo acabou....

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O TENIS EM ITAJAÍ


O Tênis em Itajaí começou no Clube Náutico Marcílio Dias, prática desportiva em que se destacou. Homens e mulheres começaram a praticar o esporte com as cores marcílistas no ano de 1922. 

QUADRAS DE TENIS

O Marcílio Dias participou da primeira competição intermunicipal, contra o Brusquense na cidade de Brusque.

EQUIPE DE TENIS - 1922


EQUIPE FEMININA DE TENIS DO MARCÍLIO DIAS 

ANOS 50 (+ - 58) De pé: SONJA ALCÂNTARA, SUELI MESQUITA, JOSETE THIEME, CECÍLIA REINERT. Agachadas: MARINA SCHIEFLER, IARA VIEIRA.


Durante seus anos no tênis, além de taças e troféus o clube venceu oito campeonatos.

A COCADA

ASSIM ESCREVIA O JORNALISTA EM 1959 SOBRE A NOSSA COCADA...


A cocada, se falasse, seria a crônica viva da vida itajaiense desta última vintena.
Como instituição itajaiense, é intocável....

Mas, afinal, o que é a cocada, perguntarão muitos itajaienses ausentes longos anos do chão natal.

Ela é nada mais nada menos do que um banco circular construído à sombra de um daqueles oitis plantados frente à velha Igreja Matriz. São duas realmente, mas como em todas as sociedades há os “mais”, com as cocadas sucede o mesmo. A que fica próxima aos dois cafés da praça Vidal Ramos é a preferida, a mais bem...

Ali os seus habitantes se reúnem em horas apropriadas ao lazer e se põem a dissecar a vida da cidade, com acontecimentos palpitantes, a anunciarem as últimas...

É uma espécie de areópago, com pequena diferença de que este modelo itajaiense não passa de um tribunal de julgamentos da vida alheia...

Mas sem ela o que seria da nossa adorável cidade, com a sua rotineira vida de província, com o dia a dia de sempre lá de longe em longe quebrado por um fato qualquer de maior relevância.

Por isso, dizemos nós, viva a cocada.
(TRANSCRITO DO ANUÁRIO DE ITAJAÍ 1959)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MARCÍLIO x BARROSO

EM 26 DE NOVEMBRO DE 1950, O JORNAL DO POVO NOTICIAVA NA PRIMEIRA PÁGINA



Este não foi o primeiro encontro, entre os dois rivais Itajaienses, o primeiro aconteceu no torneio início do campeonato organizado pela, LBF (Liga Blumenauense de Futebol), competição realizada durante um dia em que  todos jogam contra todos, durante 40 minutos, tendo o Marcilio vencido por 1 a zero com gol de Vanildo.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

UM PASSEIO POR ITAJAÍ DOS ANOS 60

VAMOS PASSEAR POR ITAJAÍ DOS NOSSOS ANOS DOURADOS


UM IDA A CABEÇUDAS DE BICICLETA.....


O TRÂNSITO DA LAURO MULLER , A CHURRACARIA DO MARCOS E O PAU DO MEIO


A ESQUINA DA XV DE NOVEMBRO COM A HERCÍLIO LUZ E A AGÊNCIA DA CRUZEIRO DO SUL

O PONTO DE TÁXI DA PRAÇA LAURO MÜLLER


O MOVIMENTO NA COCADA E NO CAFÉ DEMOCRÁTICO, PONTOS DE DECISÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS.....

A PRIMEIRA SINALEIRA,  ERA O PROGRESSO CHEGANDO...


O CINE ITAJAÍ

CINE ITAJAÍ, FICAVA NA RUA HERCÍLO LUZ... ERA O PREFERIDO PARA O MATINÊ DAS TRÊS  AOS  DOMINGOS...


O GRANDE PÚBLICO DA FOTO ERA PARA ASSISTIR O FILME "O MANTO SAGRADO", ANUNCIADO NA FAIXA SOBRE A MARQUISE

CARTAZ DE UM BANG-BANG DE 1965
QUANDO INICIAVA A SESSÃO, LUZES APAGADAS VINHAM OS TRAILERS DE FILMES QUE JÁ ESTAVAM EM CARTAZ E O JORNAL DA SEMANA, QUE QUANDO ACABAVA ALGUÉM GRITAVA: “ACABOU O JORNAL”, OUTRO RESPONDIA “LIMPA COM O DEDO”.
ALGUNS FILMES INICIAVAM COM UMA ÁGUIA OU UM CONDOR, A PLATÉIA FICAVA ENXOTANDO AS AVES, “XO! XO! XO!”
QUANDO REBENTAVA A FITA OU O FILME APARECIA TREMIDO NA TELA, O BATER DE PÉS E OS ASSOBIOS, SÓ CESSAVAM QUANDO ACENDIA A LUZ.
NO BANHEIRO, AS INSCRIÇÕES DEIXADAS NAS PORTAS: “AQUI, ATÉ OS BRUTOS GEMEM” OU AS CRÍTICAS AO GOVERNO “FIZ AQUI AQUILO QUE OS POLÍTICOS FAZEM NO GOVERNO”, ALÉM DE UMA INFINIDADE DE DESENHOS ERÓTICOS.

O ALVI CELESTE ITAJAÍENSE


Em pé, da esquerda para a direita: Aranha, Pedro, Romeu, Geninho, Osni, Eraldo e Careta.
Agachados: Didi, Maneca, Morgado, Pedro Germano, Paulinho e Tilico.

A SOCIEDADE ESPORTIVA ESTIVADORES, O ESTIVA, COMO ERA CHAMADO, NESTA FOTO DE 1957, A MELHOR ZAGA DE TODOS OS TEMPOS.

O TIME DA BARRA DO RIO

Em pé da esquerda para a direita: Dário dos Anjos, Ernani Sant'ana, Valmir, Mirinho, João Rebelo e Lola.
Agachados: Peixer, Nerci, Gilfredo, Ubiratan e Nino.

O TIRADENTES FUTEBOL CLUBE, CUJO ESTÁDIO FICAVA ONDE HOJE ESTA INSTALADA A SEDE DO CLUBE, QUE ABANDONOU O FUTEBOL NOS ANOS 70. CHEGOU A DISPUTAR O CAMPEONATO DA CIDADE DE ITAJAÍ ATÉ OS ANOS 60. (A foto acima é de 1956)

CIMEMPORT ESPORTE CLUBE

Em pé, da esquerda para a direita: Nazareno, Mazinho, Zequinha, Morelli, Nonha e Nerci
Agachados: Acari, Milton, Leal, Tele e Bruninho

A EQUIPE DO CIMENPORT E.C., FOI CRIADA PELA FABRICA DE CIMENTO, E SEU ESTÁDIO FICAVA PRÓXIMO DA FÁBRICA NO BAIRRO DE SALSEIROS. FOI VICE CAMPEÃO DO TORNEIO DO CENTENÁRIO DE ITAJAÍ EM 1960. NO JOGO DA DECISÃO CONTRA O MARCÍLIO, EM SEU CAMPO, O GOL MARCADO PELO MARCÍLIO DIAS FOI FATAL PARA A TORCEDORA MARCILHISTA MARIA DE LOURDES DA SILVA, QUE NÃO RESISTIU A EMOÇÃO E MORREU EM PLENO ESTÁDIO.

O ALVI NEGRO ITAJAÍENSE

O LAURO MÜLLER FOOTEBOL CLUB, CAMPEÃO ESTADUAL DE 1931. 


O campo do Lauro Mülller ficava na Vila Operária, hoje é a garagem da Auto Viação Catarinense, perto da Prefeitura municipal

Em pé da esquerda para a direita: Adhemar Luz, Anibal, Dorotávio, Polaco e Paulo Bauer
Sentados: Batista, Mocinho, Nino.
Agachados: Gaúcho, Eurico(goleiro) Dário.
A FOTO É DE UM JOGO REALIZADO NO DIA 23 DE FEVEREIRO DE 1930.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CARNAVAL DE RUA DE ITAJAÍ - SC

O carnaval de rua em Itajaí era expressivo, a Vila, o Grêmio XXI de Julho e o Guarany, apresentavam seus carros alegóricos, os carros das rainhas e princesas, e os carros de mutação que se abriam e de dentro surgiam jovens fantasiadas.


Havia o concurso dos carros mais bonitos mais criativos, alguns chegavam a abrir até 10 metros de altura, na Vila e no Guarany geralmente criado e executado pelo Alfredo Silva, e no Grêmio XXI de Julho, pelo David Gevaerd, vindo de Florianópolis.

Carro da Rainha do Gremio XXI de Julho.

 

Tinha até as torcidas, uns eram vermelho e amarelo do Grêmio XXI de Julho, outros verde e vermelho da Vila Operária.



Tudo com muito brilho e cores, muita luz e muita musica, executada pela banda “Os Foliões” na regência do trompete do Calisto Pedrini, postada na gente do palanque das autoridades.
Carro da Rainha do Guarany


E hoje....só saudade

domingo, 25 de setembro de 2011

A FORD EM ITAJAÍ


Caminhão Ford TT em frente a "OFFICINA FORD" em 1925.


Ford T sendo abastecido em uma bomba de gasolina modelo coqueiro.

A localização geográfica de Itajaí, sempre foi privilegiada. Antes da construção da BR 101, a ligação norte sul ou vice versa se dava pelo litoral. Quem viesse do Rio Grande do Sul para ir para o Paraná, São Paulo ou qualquer outro estado por rodovia, tinha que passar pelo centro de nossa cidade, cortando-a pela Rua Sete de Setembro indo até o porto e daí pela Rua Blumenau até a balsa da Barra do Rio. Isso obrigava o viajante abastecer e fazer manutenção de seus veículos.

ALFABETIZAÇÃO

QUANDO ENTRAVA NO PRIMEIRO ANO, COMEÇAVA USANDO O LAPIS E DA-LHE BORRACHA, ATÉ RASGAVA O PAPEL ... DEPOIS VINHA A CANETA A PENA...
SUJAVA A MÃO, A ROUPA, E HAJA TINTEIRO...
AI VINHA A CANETA TINTEIRO, AQUELA QUE TINHA UMA BOMBINHA DE ENCHER...
ESFEROGRÁFICA, NEM EXISTIA....ERA DUREZA... TUDO ERA ESCRITO A MÃO.

sábado, 24 de setembro de 2011

OS COFRINHOS DO BANCO INCO


Na parte superior tinha uma abertura para colocar moedas, e no lado um furo para colocar notas de dinheiro enroladinhas. As chaves ficavam no banco, para onde era levado quando estava cheio, era então aberto, contado o valor que estava no cofre e feito um depósito na conta infantil do pequeno correntista, que recebia uma caderneta com o histórico de seus depósitos e os juros ganhos. As vezes era assaltado pelo correntista, que com uma faca podia tirar moedas e com um aramezinho uma nota de dinheiro.

O RUBRO NEGRO ITAJAIENSE - SC


O CIP – CIA. ITAJAHYENSE DE PHÓSPHOROS FOOT-BALL CLUB
CAMPEÃO CATARINENSE DE FUTEBOL - 1938
Aproveitando uma dissidência de nove jogadores do Marcilio Dias, resolveram fundar um novo time de futebol em Itajaí, indo buscar guarida na fábrica de fósforos. O gerente da fábrica Sr. José Luiz, encampou a idéia, desde que as cores do novo time fossem a vermelha e o preto, pois ele era Flamenguista. Em de 27 de outubro de 1936, fundaram o clube, cujas cores oficiais da equipe eram o vermelho e o preto e a camiseta listrada nas duas cores, os calções brancos e as meias pretas.

Dois anos após a sua fundação, em 1938, o time conquistou o título da Associação Sportiva do Vale do Itajhay (ASVI), e do campeonato catarinense de Foot-Ball.
A escalação na linguagem da época “o goal Kepper (goleiro) era o Geninho, os backs (zagueiros) Lico e Humaitá, o half esquerdo o Fateco, center half o Alberto e half direito Soto.... e a linha, Vitório, Couceira, Armando e Nanga e o center forward o Pavão. E o banco  Vila, Chico Reis, Laurinho Reis e Brando.”

SELEÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL DE SALÃO

SELEÇÃO CAMPEÃO DO TORNEIO SUL BRASILEIRO DE FUTEBOL DE SALÃO

Vários atletas de Itajaí fizeram parte desta seleção,nesta foto apenas o goleiro em pé não é Itajaiense, os demais são, além do Rubinho, Morelli e Valmir, que não aparecem na foto.

SELEÇÃO DE FUTEBOL SALÃO DE ITAJAÍ


EQUIPE CAMPEÃ CATARINENSE DE 1961
Em pé da esquerda para a direita : Bernadino Maia (Técnico), Zé Carlos, Ivo  Maes, Morelli, Seara, Valmir e Mesquita (Presidente da Federação)
Agachados: Rubinho,Toninho Barbosa, Paulinho Silva e Nelinho

OS CATECISMOS


Circularam clandestinamente, por todo o Brasil, os chamados catecismos, pequenas revistas de 32 páginas que cabiam no bolso e contavam histórias de sacanagem. O principal autor desse gênero, e também o melhor, assinava como Carlos Zéfiro. Elas eram vendidas por baixo do pano, de mão em mão e também nas bancas normais, só que às escondidas. Para comprar os catecismos era necessário ser da confiança do dono da banca. Elas fizeram a iniciação sexual de toda uma geração... Esta com vergonha, mas você lia....

ALBUNS DE FIGURINHAS

CAPA
PÁGINAS
Os primeiros álbuns chegaram ao Brasil na década de 40 e traziam jogadores de futebol. Logo, colecionar a foto de seus ídolos virou mania entre os meninos. Foi nessa época que nasceram termos que, ainda hoje, fazem parte do nosso vocabulário, como "figurinha difícil" (algo árduo e trabalhoso) e "trocar figurinha" (conversar). Nos anos 60, surgiram as figurinhas carimbadas que podiam ser trocadas por prêmios. Alguns álbuns davam prêmios a cada página completada. Abrir um pacotinho era uma emoção: eram duas ou três chances em cada envelope. Os prêmios acabaram proibidos depois de denúncias de que as empresas simplesmente não imprimiam algumas figurinhas. Para as repetidas, a solução era trocar com os amigos ou jogar bafo.

OS GIBIS


ROY ROGERS 1958

Nos anos 60 e 70 não existia computador e a televisão era muito rara, uma das nossas diversões eram os gibis. Aos domingos, era o matinê das três para assistir filmes de faroeste em preto e branco, com os atores John Waine, Buck Jones, Clayton Morre e Rock Lane. Bem cedo, antes do horário de iniciar a matinê a turma se reunia em frente dos cinemas para trocar gibis.
Gibis do Tarzan, Zorro, Durango Kid, Cavaleiro Negro e Flecha Ligeira, Roy Rogers etc..
Ler gibis não era bem visto, muitos liam escondido, não entrava nas escolas, só escondido, na época a censura nos quadrinhos impunha muitas restrições. Dessa forma, nas capas dos gibis vinham impressas com tarjas como: "Para maiores de 13 anos

CURSO DE DATILOGRAFIA


Saber datilografar, com os dez dedos e com muita rapidez (medida em toques por minuto) era fundamental para conseguir um bom emprego. Para isso era necessário fazer o curso de datilografia, geralmente em máquinas mais antigas ou numa modernissima Lexikon 80 fabricada nos anos 50 como a da figura acima.

Uma página do livro "MÉTODO DE DATILOGRAFIA" usado por tantos....entas


Sala de Datilografia do Ginásio Itajaí - 1955

DESFILE DE SETE DE SETEMBRO - COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ - SC

Rua Hercílio Luz, esquina com a Felipe Schmidt

Em 1960, ano do nosso Centenário de Emancipação Política, o Colégio Salesiano, fez uma homenagem a imprensa de Itajaí. Na frente da faixa, um grupo de alunos levavam escudos com o logotipo da capa do jornal, em seguida a faixa homenageando a voz de Itajaí (escrita e falada) e sobre o jipe ao fundo uma réplica das torres de transmissão das radios e dois alunos portando microfones homenageando a Radio Clube e a Radio Difusora.

EQUIPE DE FUTEBOL DE SALÃO - COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ - SC



Em pé: Toni Fiorezano e Celso Parrilha
Agachados:Wippel, Paulo Maes, Julio D'Avila

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EXAME DE ADMISSÃO


LEMBRAM DESTE LIVRO?
Ele é do tempo que curso primário tinha 5 anos, mas você podia pular o quinto ano fazendo o   EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO.
Aqui em Itajaí, era costume, os meninos  fazerem até a terceira série em uma escola primária e o quarto primário no Colégio Salesiano Itajaí, preparando-se para o Exame de Admissão. Era um exame bastante temido, que provocava um nervosismo geral – tanto na família como no aluno. Quem não alcançava a classificação tinha que cursar a quinta série do primário, que não era bem vista pelos professores e pelos estudantes. O livro tinha 414 páginas e conteúdos de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais que englobava História, Geografia e Ciências.